Publicado em: 22 de junho de 2024
Foto: Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas/DivulgaçãoO monólito misterioso encontrado em um monte perto de Las Vegas no deserto de Nevada foi retirado do local, informou a Polícia de Las Vegas nesta sexta-feira (21).
A remoção ocorreu na quinta (20). Segundo a polícia local, o objeto “está guardado em um local secreto enquanto as autoridades determinam a maneira mais apropriada de descartar/armazenar o item”.
A polícia de Las Vegas também confirmou as dimensões oficiais do monólito, que tem 1,95 m de altura e 33 cm de largura. O objeto foi feito de chapas de metal reflexivas dobradas em forma de triângulo e foram fixadas na terra com vergalhões e concreto, segundo as autoridades.
O objeto é um monólito (uma pedra de grandes dimensões), que estava perfeitamente fincado ao chão no Gass Peak, um dos picos mais altos da área ao norte de Las Vegas, com mais de 2.000 metros de altura.
O monólito misterioso foi descoberto no último final de semana e despertou a curiosidade de internautas sobre sua origem. Segundo a polícia da cidade, o objeto espelhado foi encontrado por membros da unidade de busca e resgate —os registros foram compartilhados nas redes sociais na segunda-feira (17).
Mas de onde veio o objeto? Esse é um mistério que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA disse estar tentando resolver. Até a publicação nesta reportagem, ninguém havia assumido a autoria da estrutura.
A polícia de Las Vegas disse ainda nesta sexta (21) que ainda não se sabe como o monólito havia chegado ao local ou quem poderia ser o responsável. Também informou que neste momento não há investigação policial sobre o objeto.
De acordo com a polícia, o objeto espelhado e de forma retangular é diferente do que as “muitas coisas estranhas que as pessoas encontram quando vão caminhar” pelas montanhas de Gass Peak, inserido no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Deserto do estado, onde carneiros selvagens e tartarugas do deserto podem ser encontrados.
A aparição do monólito no deserto de Las Vegas, assim como aconteceu em 2020 em Utah, remete ao filme “2001: Uma Odisseia no espaço”, de Stanley Kubrick. No filme, o objeto, de características similares ao encontrado neste final de semana, aparece no deserto para macacos e é atribuído a extraterrestres.
Na vida real, alguns monólitos foram avistados em diferentes lugares do mundo há alguns anos, mas geralmente são obras reivindicadas por artistas. Uma série de monólitos apareceram no final de 2020 em diversas partes do mundo, como em Utah, nos EUA, na ilha de Wight, no Reino Unido, e na Romênia, e foram reivindicadas pelo coletivo The Most Famous Artist (o artista mais famoso). Outro deles foi encontrado em março deste ano no País de Gales.
Via G1