Publicado em: 16 de abril de 2024
O Centro Universitário UniSatc foi qualificado pelo Ministério da Educação (MEC) como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES). A portaria, que foi publicada no Diário Oficial da União em 10 de abril, é mais um reconhecimento aos serviços de educação prestados pela Satc à comunidade de Criciúma e região desde 1959. Na sua constituição e essência, a instituição sempre esteve nesta categoria, onde foi formada pela iniciativa da indústria carbonífera para oferecer assistência social aos operários do carvão e de preparação da mão de obra especializada, de forma gratuita.
A identificação reconhece legalmente a UniSatc como uma Universidade Comunitária, confirmando a sua natureza jurídica e reafirmando os pilares educacionais da instituição. “A nossa história está fortemente ligada a filantropia. Na essência atendíamos os filhos dos mineiros e posteriormente abrimos para a comunidade em geral. Essa relação foi construída por meio de bolsas de estudos, qualificações profissionais e prestação de serviços educacionais e sociais para a comunidade como um todo”, destaca o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Completando 65 anos de fundação da Satc, mantenedora da UniSatc, e comemorando 20 anos de ensino superior, a instituição fortalece a entrega de um ensino de excelência para a sociedade.
“Estar próximo da comunidade sempre nos foi algo natural, porém com a regulamentação damos um grande passo. Tudo que a gente realiza aqui dentro segue às atribuições de uma instituição comunitária de auxílio, de prestação de serviços, de devolutivas, de compromisso social com a sociedade. Nossa característica seguirá de formar técnicos, alunos no nível superior e mestrado entregando bons serviços à comunidade, principalmente, ao mercado de trabalho”, enfatiza o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
A partir de agora, a UniSatc poderá ampliar suas parcerias com o Governo Federal para fomento e execução das atividades de interesse público. “A nova atribuição impacta positivamente nos alunos, porque aumenta a nossa capacidade de investimento a partir de acesso aos editais de órgãos do governo para a aquisição e melhoria de infraestrutura de ensino. Destacando as possibilidades de investimento em recursos educacionais e o acesso aos programas de extensão”, conta o pró-reitor.
Uma Instituição Sociocomunitária
Os reflexos educacionais construídos ao longo da história da Satc são sentidos por todas as cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e demais municípios do sul catarinense. Essa realidade foi responsável pela construção profissional de muitos alunos que passaram pelo campus da instituição e que posteriormente, retornaram com seus filhos e familiares para seguirem o mesmo caminho de formação.
Por isso, a Satc está inserida no contexto social, ambiental e do dia a dia da região, impactando e transformando as realidades de pessoas e empresas. “Conseguimos mensurar esse contexto porque a UniSatc tem essa visibilidade sociocomunitária, com relação às ações que leva para dentro das comunidades. E também, à medida em que a gente é buscado como fonte de recurso para projetos, para as entidades, e ONGs também. Nossos acadêmicos e professores são responsáveis por iniciativas voluntárias e cheias de significado para queles que precisam de ajuda em determinado tema”, explica a coordenadora de Assistência Social da Satc, Cláudia Pizzetti.
A educação vai além das fronteiras da instituição quando coloca a teoria de sala de aula em prática dentro da comunidade. “Essa busca é uma incessante solicitação dos coordenadores de cada curso, porque para nós é muito importante que o nosso aluno aprenda lá no dia a dia como que vai funcionar. São ações reais para ajudar outras instituições, seja uma alternativa que pode transformar mais economicamente aquele local, a construção de produtos sustentáveis, até serviços voluntários”, relata Cláudia.
Ações na prática
Para a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, os acadêmicos passam por diferentes níveis de aprendizagem e um deles envolve a execução de projetos reais.
A partir dos últimos balanços sociais contabilizados pela instituição, de 2019 à 2022, inúmeras ações foram desenvolvidas com a comunidade, em prol do apoio educacional e social.
11 de outubro de 2024