Publicado em: 16 de abril de 2024
Foto: Arquivo / Ricardo Wolffenbuttel / SECOM / Governo Santa CatarinaUma massa de ar frio de origem polar está prevista para descer pelo país a partir desta terça-feira (16), derrubando as temperaturas em diversas regiões.
O efeito mais notável será sentido no Sul, onde a massa de ar frio deve provocar geadas nas áreas mais elevadas da Serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre os dias 18 e 19 de abril.
Segundo o Climatempo, essa massa de ar frio não é causada diretamente por um ciclone extratropical, mas sim pela influência de um sistema de alta pressão que se formará sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa da Argentina.
De acordo com a previsão, esse sistema funcionará como uma barreira, impedindo a massa de ar frio de se dissipar no mar e direcionando-a para o interior do continente, intensificando o frio nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Massa de ar frio: gradualidade e efeitos
Conforme a previsão, a massa de ar frio não é considerada muito forte, seus efeitos serão graduais e podem ser sentidos entre hoje e a próxima segunda-feira (22). As temperaturas mais baixas do ano até agora em diversas áreas das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser registradas durante esse período.
Via SCC10