Publicado em: 14 de maio de 2024
A partir desta terça-feira (14), quase 65 mil de crianças e adolescentes franceses vão tentar vencer o desafio de ficar 10 dias sem eletrônicos. A iniciativa “10 jours sans écrans” (10 dias sem telas) que surgiu no Canadá ganhou adeptos na França e motiva jovens e adultos a abandonar por um período os eletrônicos para se dedicar a outras atividades.
Televisores, videogames, tablets e smartphones vão permanecer guardados no armário, “enquanto dezenas de milhares de crianças e adolescentes competirão em uma partida de altíssimo nível contra adversários poderosos”, diz o site do desafio.
Na França, 490 escolas estão inscritas e 64.266 crianças e adolescentes participam do jogo. Os estabelecimentos escolares, as associações e prefeituras vão organizar atividades nos períodos em que habitualmente os adolescentes passam pregados aos eletrônicos.
As regras do jogo são simples, cada vez que os participantes não usam os eletrônicos em cinco momentos precisos do dia (de manhã antes de ir para a escola, ao meio-dia, na volta da escola, durante o jantar e antes de dormir), ganham um ponto. Cada aluno deve fazer um diário com as anotações de suas atividades diárias.
A competição não acontece entre alunos, mas entre centros educativos, já que os pontos são acumulados por classe ou escola de maneira que o desafio e a vitória “são vividos de maneira coletiva”, diz o site. O objetivo é que os jovens se incentivem mutualmente, “como durante um jogo”.