Publicado em: 21 de novembro de 2025
Pesquisa revela que 57,2% das empresas oferecem capacitação própria para suprir a alta demanda da temporada.
Uma pesquisa da Fecomércio SC, realizada entre outubro e novembro de 2025, apurou que a maioria das empresas (57,2%) oferece treinamento interno para os trabalhadores temporários contratados para o verão. O estudo ouviu 405 empresários de 11 cidades, incluindo principais polos turísticos e comerciais do estado.
Do total de empresas, 35,8% planejam contratar mão de obra temporária. Desse grupo, 77% avaliam a possibilidade de efetivar os colaboradores após o período de pico. O setor de hotéis e pousadas é o que mais demanda contratações, com média de 13 funcionários extras por estabelecimento, seguido pelos supermercados, com cerca de 12.
Os cargos mais requisitados são recepcionistas, profissionais de limpeza, garçons e atendentes de loja. A contratação formal é a regra, com a CLT por prazo determinado (38%) e indeterminado (34,2%) respondendo pela maior parte dos vínculos, enquanto os freelancers representam 21,5% do total.
Saiba mais:
A temporada de verão é historicamente um dos principais motores da economia catarinense, com o setor de turismo gerando um impacto bilionário. Dados de temporadas anteriores indicam que o litoral do estado pode receber mais de 3 milhões de visitantes entre dezembro e fevereiro, um movimento que justifica a demanda por milhares de postos de trabalho temporários anualmente e reforça a importância da capacitação para manter a qualidade dos serviços.