Publicado em: 19 de maio de 2025
A atual reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Acafe (Associação das Fundações Educacionais Catarinenses), Luciane Bisognin Ceretta, foi confirmada como a nova Secretária de Educação de Santa Catarina. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19), após a aceitação oficial do convite feito pelo governador Jorginho Mello.
Luciane substitui Aristides Cimadon, que deixou a função por questões de saúde. Ambos foram os idealizadores do programa Universidade Gratuita — considerado o maior projeto de democratização do ensino superior no país.
Com uma carreira de três décadas no ensino superior, Luciane é a primeira mulher a liderar a Unesc. Sua formação inclui graduação em Enfermagem e Administração, mestrado em Enfermagem pela UFSC, doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc, além de quatro MBAs (em áreas como Gestão Estratégica, Pessoas, Finanças e Projetos) e oito especializações — divididas entre saúde e educação. Recentemente, concluiu uma pós-graduação em Educação em Saúde pela FMUSP.
A nova secretária também atua como Conselheira Estadual de Educação em SC, integra a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) e ocupa a vice-presidência do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Em sua trajetória acadêmica, soma mais de 300 pesquisas, 150 artigos científicos, cerca de 30 livros e 20 soluções tecnológicas voltadas à educação e à saúde.
No CNE, Ceretta tem contribuído em temas estratégicos, como formação continuada de professores, diretrizes para o ensino médio e técnico, e novas formas de avaliação na educação básica.
À frente da Secretaria de Educação, Luciane terá o desafio de manter e ampliar os bons resultados educacionais do estado, reconhecidos nacionalmente, além de priorizar melhorias na infraestrutura das escolas — uma das principais orientações do governador.
A nomeação oficial deve ocorrer nos próximos dias.