InícioEsportesLucas Rabelo se garante logo na primeira volta e é bicampeão no...

Lucas Rabelo se garante logo na primeira volta e é bicampeão no Street em Criciúma

Lucas Rabelo ativou a memória afetiva ao se tornar bicampeão no Street em Criciúma. Neste domingo (24/03), após repetir o feito do STU National 2022, o skatista de Fortaleza relembrou uma fase difícil e decisiva ainda adolescente, quando deixou sua comunidade para buscar a vida sobre quatro rodinhas em Porto Alegre. Período em que, até pela proximidade, costumava ir com amigos andar nas ruas da cidade catarinense, que mais uma vez lhe trouxe grandes recordações.

“Já é a quarta etapa do circuito aqui e só não andei na primeira, em 2021, por estar machucado. Venci em 2022, fui quarto lugar no ano passado e, agora, tive a felicidade de ganhar de novo. Como sabem, saí pequeno de Fortaleza, morei em Porto Alegre dos meus 13 aos 18 anos, e vinha muito pra cá andar de skate na rua com meus amigos. É sempre muito bom estar aqui. Rever todo mundo é muito gratificante. Sempre me senti muito feliz em Criciúma”, desabafou.

E essa felicidade foi vista logo na primeira das três voltas de 45 segundos a que cada um dos seis finalistas tinha direito, na pista do Parque da Prefeitura. Numa volta limpa, com uma precisa Bomb Trick (última manobra, após o final de cada linha, que vale 20% da nota final), Lucas Rabelo recebeu dos juízes um 82,87 – nenhum outro skatista conseguiria superá-lo. Na véspera, pelas semifinais, também já tinha avançado com a maior nota (82,36). Mas ele revela que queria muito mais:

“A primeira volta me deixou tranquilo. Fiquei feliz por ter acertado o que tinha planejado. Querendo ou não, fui para as duas seguintes mais leve, mais inspirado para buscar o 90,00. Era o que eu queria pra hoje. Infelizmente, não consegui acertar algumas manobras para chegar na nota. Mas passou um filme de onde vim, o que estou passando, as pessoas que estão ao meu redor e senti a vibe da galera. Então, tudo isso me motiva a buscar um nível cada vez mais alto”.

Ivan Monteiro, na sua última volta, conseguiu um 77,60 e terminou em segundo, com João Lucas Alves, o Xuxu, completando o pódio com a nota 75,07. Pódio, aliás, é o que Lucas Rabelo almeja alcançar nas duas últimas etapas da corrida olímpica rumo a Paris-2024, em Xangai (CHN) e Budapeste (HUN). No momento, a missão não é das mais fáceis, por ver quatro brasileiros à sua frente no ranking mundial: Kelvin Hoefler (9º), Giovanni Vianna (17º), Felipe Gustavo (22º) e Gabryel Aguilar (23º). Lucas está em 36º.

“Minha cabeça está muito boa em relação a isso. Essa pausa de Dubai (etapa realizada no início de março) até a primeira etapa de uma segunda fase que vem por aí está abrindo minha mente. Estou estudando muito sobre minha pessoa, sobre meu skate e minha mente. Sinceramente, estou muito confiante e espero que dê tudo certo”, completou Lucas Rabelo. Pelo que fez em Criciúma, é bom não duvidar do que ele ainda é capaz de fazer.

A etapa de Criciúma do STU National 2024 foi apresentada pelo Banco BV e teve como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da Fundação Municipal de Esportes e da Tiger. Homologada pela CBSk e teve como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio foi da Drop Dead e da ABPSK.

RESULTADO FINAL STREET MASCULINO

1º – Lucas Rabelo – 82,87

2º – Ivan Monteiro – 77,60

3º – João Lucas Alves – 75,07

4º – Sebastian Simonetto – 71,03

5º – Marcelo Batista – 70,21

6º – Gabryel Aguilar – 59,49