Publicado em: 23 de setembro de 2025
Foto: Divulgação/Polícia CivilA Polícia Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Polícia Científica e a corregedoria do Detran, deflagrou nesta terça-feira (23) a 34ª edição da Operação 311, voltada ao combate ao comércio ilegal de peças automotivas e ao desmantelamento de esquemas criminosos ligados ao setor.
Durante a ação em uma loja de autopeças no município de Içara, os policiais encontraram um veículo Tracker completamente desmontado, com os sinais identificadores suprimidos, o que caracteriza indício de origem ilícita.
Além da apreensão, a corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontou irregularidades administrativas no estabelecimento, que agora serão apuradas por meio de processo administrativo próprio.
Paralelamente, um inquérito policial foi instaurado para investigar possíveis crimes de estelionato, adulteração qualificada de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, essa fase da operação também busca esclarecer o possível envolvimento de empresários do setor automotivo com grupos especializados no chamado “golpe do seguro” — esquema no qual veículos são fraudados para obtenção de indenizações indevidas e, posteriormente, destinados ao comércio clandestino de peças.