Publicado em: 27 de abril de 2024
Foto: Divulgação / CCLApós dois anos de trabalho, a primeira turma do Projeto LiderAção da Carbonífera Catarinense formou sua primeira turma neste sábado (27). A cerimônia de formatura foi realizada no Centro de Treinamentos da empresa e contou com a presença de familiares dos formados. O curso é dedicado aos profissionais que estão em busca de aprimoramento comportamental, com ênfase no desenvolvimento de habilidades de liderança.
Segundo a administradora da Carbonífera Catarinense, Astrid Barato, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de capacitar os profissionais para que se tornem novos líderes.
“Nós tínhamos um problema aqui na empresa, que os nossos profissionais se aposentavam com 15 anos de trabalho e muitas vezes a gente acabava promovendo os profissionais pela técnica e não pela liderança e acabávamos muitas vezes prejudicando o profissional naquela função que ele não estava tão capacitado. Então o objetivo desse projeto foi exatamente fazer o inverso, preparar para quando houver as necessidades de liderança e de promoção de encarregados e supervisores, que eles estejam prontos já aptos, então eles fazem férias de encarregado, dessa turma já são três que já estão como encarregados, então é um projeto lindo que tu prepara, qualifica para a oportunidade certa e é um projeto que tu leva para a vida, porque daqui a poucos se tu não estiver aqui na Catarinense, vai poder usar esse trabalho que é ao longo de dois anos, é um trabalho forte, robusto, para a tua vida pessoal”, comentou.
Daniela Rodrigues, coordenadora de desenvolvimento humano e organizacional da Carbonífera Catarinense, foi a mentora do projeto. Ela explica que para participar do projeto é aberto um período de inscrição e após os profissionais são selecionados para participar do LiderAção.
“Esses profissionais passam por entrevista, passam por testes e, a partir disso, os aprovados seguem no projeto de LiderAção. O nosso projeto tem dois anos de duração. Essa foi a primeira turma. Temos hoje uma turma em andamento que iniciou o ano passado. E agora, como a gente acabou uma turma, a gente vai iniciar agora as inscrições para quem tiver interesse em participar”, explicou.
O encarregado de produção na Unidade Bonito, Alexsandro Fernandes é um dos exemplos que comprovam a eficácia e importância do projeto LderAção. Quando iniciou o treinamento atuava como técnico de segurança e durante o curso foi promovido a encarregado de subsolo.
“Com essa capacitação, esse desenvolvimento pessoal que nós tivemos durante o curso é possível nós termos essa possibilidade, essa chance de aumentar e mostrar o nosso potencial. E foi também uma forma de se desenvolver pessoalmente e agregar mais conhecimento, para mais adiante, quem sabe, conquistar uma nova promoção “, comentou.
Da turma de formados neste sábado, todos têm a oportunidade de substituir os encarregados em período de férias e outros três já foram promovidos ao cargo de encarregado, demonstrando assim os bons frutos do projeto LiderAção.