Publicado em: 14 de maio de 2025
Um laudo técnico da Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou a causa do grave acidente ocorrido no dia 6 de abril, às 13h47min, na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O relatório aponta que o motorista do caminhão envolvido perdeu o controle do veículo ao passar por um redutor de velocidade.
O acidente resultou em pelo menos sete pessoas feridas e provocou um incêndio de grandes proporções, que destruiu completamente 25 veículos.
Segundo o documento, não foi possível analisar o cronotacógrafo do caminhão — aparelho que registra dados como velocidade e tempo de direção — devido aos danos causados pelas chamas. No entanto, imagens de videomonitoramento mostram que o caminhão trafegava a 57 km/h no momento do acidente, velocidade dentro do limite permitido na rodovia, que é de 60 km/h no trecho.
— A perda de controle indica que, em algum momento, o condutor não conseguiu manter a dirigibilidade do veículo. Isso pode ter diversas causas, desde falha mecânica ou problema na pista até conduta imprudente do motorista — explicou Carlos Possamai, perito da PRF em Santa Catarina.
A perícia também identificou uma infração à regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): o condutor levava uma passageira não autorizada no caminhão, o que contraria normas para o transporte de produtos perigosos. Na ocasião, o veículo transportava álcool etílico, substância altamente inflamável e classificada como perigosa.