Publicado em: 26 de dezembro de 2025
Decisão vale para todas as praias, com apenas três exceções, e entrou em vigor imediatamente.
A prefeitura de Laguna estabeleceu o valor de R$ 200 para multas aplicadas a condutores que desrespeitarem a proibição de tráfego e permanência de veículos na faixa de areia. O decreto, assinado pelo prefeito Peterson Crippa, foi publicado no Diário Oficial do município e regulamenta uma lei municipal sancionada em 2017.
A medida é válida para todas as praias do município, exceto nas praias do Gi, do Canto do Gi e do Sol. A normativa prevê exceções para veículos de segurança pública, serviços de conservação ambiental, limpeza, funerários, ambulâncias e moradores com acesso dependente da praia, além de pescadores artesanais durante a atividade.
O decreto também autoriza a circulação de veículos durante a organização de eventos turísticos, desde que devidamente autorizados. A fiscalização ficará a cargo do órgão executivo de trânsito, e as novas regras entraram em vigor a partir da publicação oficial.
Saiba mais:
A proibição de veículos nas praias é uma demanda antiga de ambientalistas e busca proteger ecossistemas costeiros frágeis. A lei municipal que deu base ao decreto, sancionada em 2017 pelo então prefeito Mauro Candemil, levou oito anos para ser regulamentada. O atraso reflete debates sobre o equilíbrio entre tradição local, acesso de comunidades e preservação. Em diversas praias brasileiras, a circulação de carros é apontada como causa de compactação da areia, destruição de ninhos de tartarugas marinhas e poluição.