Publicado em: 25 de julho de 2025
Foto divulgaçãoFormado por 27 estudantes do Ensino Médio, projeto da Cerbranorte (Cooperativa de Energia de Braço do Norte) combina liderança, sustentabilidade e impacto social; formatura será em novembro
A Cerbranorte (Cooperativa de Energia de Braço do Norte) está moldando uma nova geração de agentes transformadores! Em parceria com o SESCOOP/SC, a cooperativa lançou o Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC), que desde junho capacita 27 estudantes da Escola Dom Joaquim, entre 16 e 18 anos. Com duração de cinco meses, a iniciativa une liderança, educação cooperativista e protagonismo juvenil para formar futuros gestores do setor – alinhando-se à missão da Cerbranorte de gerar “energia que transforma” comunidades .
Os jovens já vivenciaram experiências práticas que vão além da sala de aula: visitaram setores estratégicos da cooperativa, participaram de palestras com especialistas como Everson Citadin e mergulharam em workshops sobre autoestima, responsabilidade social e relações familiares com Vera Ceolin e Renato Oliveira. Os módulos abordam desde princípios do cooperativismo até técnicas de comunicação assertiva e empatia – habilidades essenciais para liderar projetos como o Impacto Social, que repassou R$ 640 mil a 27 instituições locais em 2025 .
Para Vanessa Fernandes Schwanz, responsável pelo programa, o objetivo é “fortalecer o vínculo dos jovens com o cooperativismo e seu impacto socioeconômico”. A estratégia é clara: preparar sucessores capazes de inovar projetos como a linha de transmissão 138 kV (que trará economia de R$ 5 milhões/ano) e a PCH Capivari (geradora de energia limpa) . A formatura, em novembro, marcará o início de uma nova era: a chegada de talentos prontos para ampliar a cultura cooperativista, que já transforma Santa Catarina.