Publicado em: 1 de janeiro de 2026
SAER/SAMU Aeromédico atendeu vítima de afogamento de grau 2 e a estabilizou no local.
Um jovem de 21 anos foi resgatado após sofrer um afogamento no Balneário Esplanada, em Jaguaruna, no litoral sul de Santa Catarina, nesta quinta-feira (1º). O Serviço de Atendimento Aeromédico (SAER/SAMU) foi acionado para prestar socorro à vítima.
A equipe aeromédica classificou o caso como afogamento de grau 2, que envolve a ingestão de água e dificuldade respiratória, mas sem parada cardiorrespiratória. No local, os profissionais realizaram os primeiros atendimentos e estabilizaram o estado de saúde do jovem.
Após a estabilização, o paciente foi liberado para transferência com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna (BVJ). Ele foi encaminhado para uma unidade de saúde a fim de passar por avaliação médica complementar e observação.
Saiba mais:
Afogamentos são uma das principais causas de morte acidental no Brasil, especialmente entre jovens. Dados do Ministério da Saúde indicam que, historicamente, essa é a segunda maior causa de óbito por acidentes na faixa de 5 a 14 anos. O atendimento imediato e a classificação correta do grau de afogamento, como ocorreu neste caso, são determinantes para evitar complicações neurológicas e o óbito. O grau 2, específico, caracteriza-se por angústia respiratória e alteração do nível de consciência, exigindo suporte de oxigênio e vigilância médica.

17 de fevereiro de 2025