Publicado em: 10 de dezembro de 2025
Joinville registrou quedas de árvores, danos em muros e bloqueios de vias nesta quarta-feira (10) após as fortes rajadas de vento associadas à passagem de um ciclone extratropical. De acordo com a Defesa Civil, até as 10h30 foram contabilizadas sete ocorrências relacionadas ao vento.
Foram registradas cinco quedas de árvores e dois objetos arremessados sobre telhados de residências. Ninguém ficou ferido.
A prefeitura comunicou que o acesso ao mirante de Joinville está interditado temporariamente por causa da queda de uma árvore e de um poste. A Celesc foi acionada para realizar os trabalhos de remoção assim que as condições do vento melhorarem.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente fechou provisoriamente o acesso aos parques Zoobotânico e Morro do Finder, pois houve queda de galhos menores nessas áreas. Ainda não há previsão de reabertura.
No início da manhã, a rede de proteção de um prédio em construção caiu na rua Conselheiro. A estrutura atingiu a fiação elétrica e ficou atravessada na via, bloqueando o trânsito até que a Celesc fizesse a retirada. A liberação ocorreu por volta das 10h.
Na tarde de terça-feira (9), duas quedas de muros foram registradas devido à chuva. As situações ocorreram na zona sul da cidade, sendo uma na rua Adelaide Roza da Luz, no bairro Paranaguamirim, e outra na rua Ademir Régis, no Jarivatuba. Não houve feridos.
A Defesa Civil continua acompanhando a situação e reforça orientações à população. O vento deve persistir ao longo desta quarta-feira, e a recomendação é evitar permanecer perto de árvores, postes e objetos que possam ser lançados pelo vento.
A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199, e os Bombeiros Voluntários pelo 193.