João Rodrigues causa reviravolta e confirma pré-candidatura ao governo de SC

Publicado em: 13 de março de 2026

João Rodrigues causa reviravolta e confirma pré-candidatura ao governo de SC

Após dias de tensão e especulações sobre uma possível desistência, prefeito de Chapecó anuncia que mantém projeto ao Palácio da Agronômica.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), confirmou na manhã desta sexta-feira (13) sua pré-candidatura ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2026. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa em Chapecó e representa uma reviravolta no cenário político estadual, já que nos últimos dias circulavam informações de que ele poderia ser excluído da disputa por articulações internas do partido .

A decisão foi anunciada ao lado do presidente estadual do PSD, Eron Giordani, e veio acompanhada de uma medida drástica: o início do processo de expulsão do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que declarou apoio à reeleição do governador Jorginho Mello (PL) mesmo integrando a sigla. “Não é possível que eu tenha dentro do próprio partido um prefeito da capital declarando apoio a outro palanque”, afirmou Rodrigues durante a coletiva .

O movimento ocorre após dias de intensas articulações nos bastidores. Na quarta-feira (11), Rodrigues esteve reunido com Jorginho Mello na Casa d’Agronômica, o que alimentou especulações sobre uma possível migração para o projeto governista ou disputa ao Senado. No entanto, o prefeito de Chapecó decidiu manter a candidatura própria, contando com o apoio da executiva estadual e nacional do PSD, que respaldou a abertura de processo disciplinar contra Topázio Neto .

Saiba mais:
João Rodrigues, 58 anos, construiu trajetória política no Oeste catarinense e está em seu quarto mandato como prefeito de Chapecó, tendo sido reeleito em 2024 com expressivos 83% dos votos válidos . A crise no PSD escancara uma disputa mais ampla pelo controle da sigla em Santa Catarina, envolvendo o ex-governador Jorge Bornhausen, uma das principais lideranças históricas do partido. Bornhausen chegou a anunciar na véspera que Rodrigues não seria mais o candidato, mas a mobilização do prefeito e de aliados reverteu o quadro . O evento oficial de lançamento da pré-candidatura está marcado para o dia 21 de março, em Chapecó, e deve reunir lideranças de partidos como PP e MDB, que sinalizam apoio ao projeto .

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile