Publicado em: 10 de janeiro de 2025
Luis Reis/Divulgação/Folha RegionalA Laje da Jagua, em Jaguaruna, deve sediar, pela primeira vez, uma etapa do Mundial de Ondas Grandes. O evento que reúne os campeões do surf de diversos países pode acontecer no município a partir de abril. A informação foi confirmada ao Folha Regional pelo surfista Thiago Jacaré, coordenador de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos fundadores do Movimento Big Waves Brasil.
Conforme o surfista, a possibilidade de Jaguaruna sediar uma etapa do evento está em fase de tratativas entre o governo do Estado, o município e a associação de surf. Uma reunião foi realizada há poucos dias com a participação do secretário de Turismo de Jaguaruna, Dante Gentil, e o vice-prefeito, Henrique Fontana. O período de espera é de abril a setembro. A etapa deve começar conforme as condições climáticas favoráveis para a formação da onda. “O evento está em fase de tratativas finais e será aberto em abril e segue até setembro. Acabando a temporada aqui em Nazaré, a gente foca nesse projeto que hoje é prioridade para alavancar o turismo em Jaguaruna”, comenta Jacaré.
O surfista está com a equipe Jagua Boys em Portugal, onde participam da temporada de ondas gigantes em Nazaré. A expectativa é retornarem em fevereiro para o Brasil para darem continuidade ao projeto de sediar uma etapa do mundial em Jaguaruna.
Cidade-irmã de Nazaré
A estratégia de consolidar Jaguaruna, que detém o título de cidade com a maior onda do Brasil, cidade-irmã de Nazaré, cidade, segundo o Guinness Recorde Book, com as maiores ondas do mundo, tem se concretizado com a assinatura do termo de geminação entre os municípios.
No ano passado, uma comitiva de Santa Catarina foi até Portugal e assinou um pedido de aproximação entre os municípios conhecidos por suas ondas gigantes. O termo também foi assinado em Jaguaruna.
O surfista Thiago Jacaré, membros da associação Jagua Boys e lideranças locais participaram do ato de assinatura da minuta de geminação na prefeitura com o vice-prefeito Henrique Fontana, e acompanharam os representantes do Estado em uma visita técnica ao Balneário Arroio Corrente, que sediou a competição internacional de surfe, além de outros pontos turísticos.
Desde 2023, o governo do Estado, por determinação do próprio governador Jorginho Mello tem trabalhado em conjunto com representantes dos Gigantes de Nazaré, Big Waves, Secretaria do Turismo e Secretaria da Casa Civil para oficializar Jaguaruna como o epicentro das maiores ondas do Brasil.
O irmanamento entre Jaguaruna e Nazaré prevê, por exemplo, ações de intercâmbio esportivo para aprimoramento da prática de surfe de ondas grandes e outros esportes e maior envolvimento entre empresas, investidores e profissionais de ambos os municípios.
Via Folha Regional