Publicado em: 2 de outubro de 2025
A partir desta quinta-feira, dia 2, o tempo volta a ficar instável em Santa Catarina. A previsão indica aumento do risco de chuva intensa e temporais em várias regiões do estado, devido à atuação de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, associadas ao calor e à umidade trazida da região amazônica.
No Litoral, no Planalto Norte e no Vale do Itajaí, há previsão de chuva persistente, por vezes intensa, com risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas. Já nas outras regiões, do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a chuva ocorre em forma de pancadas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Nestes locais, o risco é considerado baixo a moderado para alagamentos, enxurradas e danos como queda de árvores e problemas na rede elétrica.
As temperaturas máximas nesta quinta-feira variam entre 16 e 24 graus na maior parte do estado.
Na sexta-feira, dia 3, a instabilidade se intensifica com a formação de um vórtice ciclônico em níveis mais altos da atmosfera, o que favorece pancadas de chuva e temporais desde as primeiras horas do dia no Extremo Oeste e Litoral Sul. Nas demais regiões, o dia começa com chuva provocada pela circulação marítima e termina com temporais isolados. O risco é moderado a pontualmente alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. As temperaturas ficam entre 18 e 23 graus, podendo chegar a 24 ou 27 graus no Extremo Oeste e Litoral Sul.
No sábado, dia 4, o tempo segue instável, com muitas nuvens e chuva no início do dia. No entanto, a instabilidade vai diminuindo gradualmente conforme o sistema se afasta para o mar.
Já no domingo, dia 5, o sol volta a predominar em todas as regiões. As temperaturas aumentam, com mínimas entre 14 e 19 graus pela manhã e máximas que ultrapassam os 30 graus à tarde, podendo atingir até 35 graus no Extremo Oeste e no Litoral Sul.