Publicado em: 25 de janeiro de 2026
Prefeitura do município catarinense negocia com empresas interessadas na estrutura que será desocupada ao fim da safra de 2026.
A Alliance One Brasil, empresa de processamento de tabaco, confirmou a venda de sua estrutura industrial em Araranguá, no Sul de Santa Catarina. A unidade encerrará as atividades ao final da safra de 2026, concentrando suas operações na cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.
Em nota, a empresa informou que a área no bairro Operária já foi negociada com outra indústria, que dará continuidade ao fortalecimento da economia local. A decisão faz parte de uma estratégia de longo prazo da marca, voltada à otimização e sustentabilidade dos negócios no país.
A Prefeitura de Araranguá intermedeia as negociações para uma nova empresa assumir o local e estuda incentivos para acelerar o acordo. Conforme a Associação Empresarial local, a unidade já operava com capacidade reduzida (15%) e empregava cerca de 800 funcionários em cargos temporários durante a safra. A expectativa é que a futura ocupação do espaço possa gerar ainda mais empregos.
Saiba mais:
A Alliance One é resultado da fusão, em 2005, das operações internacionais das norte-americanas Dimon Incorporated e Standard Commercial Corporation, gigantes do setor de leaf tobacco (tabaco em folha). No Brasil, a empresa tem uma longa trajetória, com forte atuação na cadeia de suprimentos de tabaco para as grandes multinacionais do cigarro. O fechamento de unidades, como o anunciado em Araranguá, reflete uma tendência global de consolidação de operações e otimização de custos no setor, que também enfrenta pressões regulatórias e a queda gradual no consumo em vários mercados desenvolvidos.