Publicado em: 27 de dezembro de 2025
Fogo começou na noite de sexta-feira (26) e provocou grande fumaça; ninguém se feriu, mas moradores do entorno foram evacuados.
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Colégio Marista Santa Maria, na região central do município gaúcho, na noite da última sexta-feira, 26 de dezembro. As chamas começaram por volta das 19h30 e geraram uma intensa coluna de fumaça, visível em vários pontos da cidade.
O Corpo de Bombeiros mobilizou três guarnições e três caminhões para combater as chamas, que foram controladas por volta das 22h30. A Brigada Militar isolou a área durante as operações. Moradores de prédios próximos foram orientados a deixar suas casas de forma preventiva, em meio a cenas de apreensão com a fumaça e fagulhas.
A instituição, que estava vazia no momento do sinistro, emitiu nota informando que ninguém se feriu. As causas do incêndio e a extensão total dos danos materiais ao prédio histórico ainda serão apuradas. A prefeitura local prestou apoio com a Defesa Civil e agentes de trânsito.
Saiba mais:
Fundado em 1904, o Colégio Marista Santa Maria é uma das instituições educacionais mais tradicionais do Rio Grande do Sul, completando 120 anos de atividades ininterruptas. O prédio, um marco na paisagem do centro da cidade, testemunhou décadas da história educacional da região. Incêndios em estruturas escolares históricas, como este, costumam reacender debates sobre a necessidade de inspeções regulares e sistemas modernos de prevenção contra incêndio em edifícios antigos, um desafio comum em muitas cidades brasileiras.