Publicado em: 17 de dezembro de 2025
Vítima, de Jaguaruna (SC), fez uma compra online e caiu em armadilha aplicada por criminosos que se passaram pela logística.
Uma idosa de 77 anos foi vítima de um golpe financeiro após realizar uma compra pela internet, na noite desta terça-feira (16), em Jaguaruna, no litoral sul de Santa Catarina. Criminosos se passaram por responsáveis pela entrega do produto para aplicar o estelionato.
A vítima relatou à Polícia Militar que, após a compra, começou a receber mensagens de supostos funcionários da transportadora. Eles solicitaram um pagamento via Pix de valor baixo, alegando que era necessário para a liberação e o rastreamento da encomenda.
Após realizar a primeira transferência, a idosa descobriu que uma série de outros débitos, não autorizados, foram feitos de sua conta bancária, totalizando uma perda de aproximadamente R$ 13 mil. A PM registrou um boletim de ocorrência no local e orientou o contato imediato com o banco para tentar estornar as transações.
Saiba mais:
Golpes que se aproveitam de compras online, conhecidos como “fraude do falso entregador” ou “golpe do intermediário”, têm se tornado frequentes no país. Em 2023, registros de estelionato cresceram mais de 20% segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas. Especialistas em segurança digital orientam que canais oficiais de empresas nunca solicitam pagamentos extras via Pix ou links para regularizar entregas. Para vítimas idosas, a delegacia virtual e o Disque 100 são canais importantes de denúncia, além do bloqueio urgente das contas bancárias.

26 de novembro de 2024