Publicado em: 13 de novembro de 2025
Suspeito alega que problema em negociação de veículo o levou a emitir o documento sem ter dinheiro na conta.
Um homem foi preso nesta quarta-feira (12) no bairro Evolução, em São Ludgero, acusado de aplicar um golpe com um cheque sem fundos no valor de R$ 23 mil. A vítima tentou compensar o documento, mas o banco informou a ausência de saldo na conta. Diante da negativa do emissor em honrar o pagamento, a Polícia Militar foi acionada.
Em depoimento aos policiais, o suspeito contou que havia usado o cheque para comprar um veículo de um suposto morador de Orleans. No entanto, devido a um desentendimento na transação, ele teria decidido deliberadamente não providenciar os fundos, deixando a conta zerada. O homem afirmou não conhecer pessoalmente a vítima que apresentou o cheque ao banco.
Comprovados os indícios do crime de estelionato, os PMs procederam com a prisão em flagrante. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Ludgero para as providências cabíveis, sem necessidade de algemas.
Saiba mais
O estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, é um dos crimes contra o patrimônio mais comuns no Brasil. Ele se caracteriza pelo emprego de ardil – qualquer artifício astucioso – para obter vantagem ilícita em prejuízo alheio. A pena pode variar de um a cinco anos de prisão, além de multa. Casos envolvendo cheques sem fundos são enquadrados nesse crime quando fica comprovada a intenção dolosa de enganar a vítima desde o momento da emissão do documento.