Publicado em: 1 de maio de 2025
Divulgação PMSC/LMNa noite desta quarta-feira (30), um homem foi preso após protagonizar uma fuga pelas ruas de Lauro Müller, colocando em risco pedestres e motoristas. A ocorrência teve início por volta das 20h40, no bairro Içarense, quando uma guarnição da Polícia Militar avistou um veículo GM/CLASSIC LIFE transitando sem os faróis acesos — uma infração de trânsito que motivou a tentativa de abordagem.
Ao receber o sinal de parada, feito com uso de sirene e giroflex, o motorista inicialmente sinalizou que pararia, mas empreendeu fuga em alta velocidade. A perseguição se estendeu por diversas ruas centrais da cidade e passou pelos bairros Sumaré e Morro da Palha, encerrando-se na estrada geral do KM 107. Lá, o veículo saiu da pista e colidiu com um barranco, ficando imobilizado.
Mesmo após o acidente, o condutor abandonou o carro e fugiu a pé pelas margens do rio, se escondendo em uma área de mata. A PM solicitou reforços, e a operação passou a contar com o apoio do Canil de Criciúma, da guarnição do Tático de Içara, da Inteligência e de um drone equipado com sensor térmico e visão noturna.
Horas depois, o suspeito foi localizado a cerca de 200 metros do local do acidente, escondido dentro do rio. Visivelmente alterado, o homem admitiu ter consumido bebida alcoólica e apresentava sinais de uso de substâncias entorpecentes. Ele também afirmou estar com a Carteira Nacional de Habilitação provisória, o que motivou a tentativa de fuga.
Durante a perseguição, o indivíduo colidiu com dois veículos: um na rua Prefeito Flávio Righeto e outro na rua 20 de Janeiro, no bairro Sumaré. Os motoristas dos veículos atingidos foram orientados a registrar o acidente de forma online, visto que o atendimento prioritário era à ocorrência de maior complexidade.. Os veículos envolvidos não foram devidamente identificados.
Além disso, testemunhas relataram que o motorista arremessou um objeto pela janela do carro na rua Orleans. Buscas foram feitas com apoio do Canil, mas nenhum material foi encontrado.
Preso em flagrante, o homem foi algemado e encaminhado à Central de Flagrantes de Criciúma, onde foram lavrados os autos correspondentes. O veículo foi removido ao pátio conveniado e as infrações registradas.
O suspeito responderá pelos crimes de desobediência, resistência, direção perigosa, embriaguez ao volante, uso de substância entorpecente ao dirigir e danos materiais causados nos acidentes.