
Ordem de serviço para as obras da usina de asfalto em Pedras Grandes é assinada
17 de fevereiro de 2025
Publicado em: 29 de maio de 2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilO Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Orleans (ACIO) realiza mais uma edição do Feirão do Imposto, com o objetivo de alertar sobre a elevada carga tributária no Brasil e incentivar a conscientização fiscal da população. Em nível nacional, o projeto é liderado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e, em Santa Catarina, conta com a coordenação do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc).
Em Orleans, as atividades se estendem ao longo da semana, com destaque para o “Dia D”, que acontece neste sábado, dia 31. Na ocasião, serão oferecidos 50 litros de chope na Praça Celso Ramos e 150 litros de gasolina no Auto Posto Central (com limite de 5 litros por pessoa), ambos comercializados sem a incidência de impostos. A proposta é mostrar de forma concreta o quanto os tributos influenciam no preço final dos produtos.
Outra ação prevista é uma visita à Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, na quinta-feira, dia 29. Durante o encontro, os jovens empreendedores conversarão com os alunos sobre a importância dos tributos, os impactos da carga tributária e a relação disso com o cotidiano dos cidadãos. A intenção é apresentar o tema de forma clara e acessível, incentivando o pensamento crítico sobre o uso dos recursos públicos.
Além das iniciativas locais, o Núcleo apoia o Projeto de Lei Complementar nº 261/2023, que propõe a correção anual dos limites de faturamento para enquadramento como MEI, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, com base na inflação. A medida busca tornar o ambiente de negócios mais justo e viável para os pequenos empreendedores.
“O Feirão do Imposto vai além de uma crítica à carga tributária: é uma ação educativa e de engajamento social. Ao revelar de forma prática como os impostos impactam nos preços e no dia a dia das pessoas, cumprimos nossa missão de estimular uma sociedade mais informada e ativa. Também reforçamos a importância de discutir leis que acompanhem a realidade econômica dos pequenos negócios, como o PLP 261/2023”, ressaltou Guilherme Silveira Barzan, coordenador do Núcleo Jovem da ACIO.
17 de fevereiro de 2025