Publicado em: 6 de agosto de 2025
O frio intenso está de volta a Santa Catarina e pode trazer neve para algumas cidades da Serra já neste sábado (9), segundo previsão da Epagri/Ciram. A possibilidade do fenômeno está ligada à combinação de chuva isolada e temperaturas abaixo de 0°C em regiões mais elevadas do Estado.
Semana será marcada por queda nas temperaturas
Nesta quarta-feira (6), há chance de chuva em quase todas as regiões catarinenses. As temperaturas mínimas variam entre 6°C e 12°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 20°C.
Na quinta-feira (7), o cenário segue instável. A aproximação de uma frente fria, influenciada por um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, aumenta a possibilidade de chuvas e temporais isolados, especialmente no período da tarde e noite. As mínimas ficam entre 7°C e 12°C, e as máximas variam entre 17°C e 22°C.
A sexta-feira (8) será marcada pela chegada de uma massa de ar frio, que deve provocar queda ainda mais acentuada nas temperaturas. Na Serra, os termômetros devem marcar valores próximos de 0°C durante a noite. Em outras regiões, as mínimas devem ficar abaixo dos 10°C, com máximas em torno de 21°C.
No sábado (9), o frio atinge seu auge. Em grande parte do Estado, as temperaturas não devem passar dos 15°C, e no litoral, a máxima prevista é de 20°C. A possibilidade de neve se concentra na madrugada e manhã de sábado, especialmente nas cidades serranas.
Primeira neve do ano já foi registrada
A primeira ocorrência de neve em 2025 em Santa Catarina foi registrada em Urupema, na madrugada do dia 29 de maio. No mesmo dia, também nevou em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici.
A neve se forma quando há umidade no ar e as temperaturas estão abaixo de 0°C, favorecendo a criação de cristais de gelo que se agrupam e caem em forma de flocos. Já a chuva congelada acontece quando os flocos passam por uma camada de ar mais quente e depois voltam a se resfriar antes de tocar o solo, formando pequenos pedaços de gelo.