
Programa gratuito para a terceira idade está com inscrições abertas no Parque Diamante
24 de janeiro de 2025
Publicado em: 16 de outubro de 2025
Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, rajadas de vento de até 80 km/h e queda acentuada da temperatura no fim de semana.
Uma massa de ar frio avança sobre Santa Catarina a partir desta sexta-feira (17), trazendo um fim de semana marcado por instabilidade generalizada. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais isolados em várias regiões, com chuva pontualmente forte, descargas elétricas e até queda de granizo. O tempo fechado e a precipitação começam pelo Oeste e se espalham por todo o estado.
Com a passagem da frente fria, os ventos do sul ganham intensidade durante o sábado (18), especialmente no Litoral e no Sul catarinense. Rajadas podem variar entre 50 e 70 km/h, podendo atingir impressionantes 80 km/h no Litoral e na Serra. Essa condição deixa o mar bastante agitado, com ondas de 2 a 3 metros e risco de ressaca, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
O domingo (19) será o dia mais frio da sequência, com o avanço definitivo da massa de ar polar. As temperaturas mínimas despencam para valores entre 7°C e 10°C na maior parte do estado, enquanto na Serra os termômetros podem marcar cerca de 5°C. Durante a tarde, as máximas não passam dos 21°C, confirmando a chegada do frio mais intenso.
Saiba mais:
Eventos de frio intenso como este são característicos do outono e inverno no Sul do Brasil, frequentemente associados à passagem de frentes frias de origem polar. Historicamente, Santa Catarina registra episódios extremos, como o furacão Catarina em 2004 – um ciclone tropical atípico que atingiu o litoral catarinense – e as fortes geadas e nevascas que ocasionalmente atingem o planalto serrano, moldando o clima e a cultura do estado.
24 de janeiro de 2025
19 de setembro de 2025