Freezer escondia arsenal e carcaças de tatus em operação policial

Publicado em: 14 de novembro de 2025

Freezer escondia arsenal e carcaças de tatus em operação policial

 

Homem foi preso por crimes ambientais e posse ilegal de munições durante busca em Grão-Pará.

Um homem de 49 anos foi preso nesta quinta-feira (13) em Grão-Pará, após uma operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil encontrar munições e animais silvestres abatidos em sua propriedade. A ação cumpria um mandado de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado.

Durante a diligência, os policiais localizaram 50 munições do calibre .22 LR dentro da residência. No freezer da casa, a situação era ainda mais grave: foram apreendidas cinco carcaças de tatos, vítimas de caça predatória, um crime ambiental.

Diante das evidências, o suspeito foi autuado pelos crimes de posse irregular de munição e por manter em depósito animais da fauna silvestre abatidos. O material foi encaminhado às autoridades competentes e, na delegacia, foi arbitrada uma fiança de R$ 2 mil. Após o pagamento, o homem responderá ao processo em liberdade.

Saiba mais:
A caça ao tatu, embora culturalmente arraigada em algumas regiões, é uma das principais ameaças a várias espécies do animal. No Brasil, todos os tatus são protegidos por lei e sua caça é proibida pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Esses mamíferos, considerados “engenheiros do ecossistema” por cavarem tocas que são usadas por outras espécies, enfrentam riscos como a perda de habitat e a caça para consumo da carne, que os coloca em situação de vulnerabilidade, podendo levar algumas populações à extinção local.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile