Publicado em: 27 de novembro de 2025
Foto: Divulgação/PCUm homem foragido de Caxias do Sul (RS), integrante de uma quadrilha especializada em sequestros, extorsões e torturas, foi preso em Imbituba nesta quinta-feira (27) durante a “Operação Omertà”, deflagrada pela Delegacia de Capturas (Decap) e Delegacia de Roubos e Antissequestro (Dras). Desde o início da ação, cinco suspeitos já foram detidos.
Segundo a Polícia Civil, o preso auxiliava na logística dos sequestros e registrava vídeos das torturas aplicadas às vítimas. O grupo atuava na cobrança violenta de dívidas, que iam desde débitos ligados ao tráfico de drogas até empréstimos com agiotas, mantendo vítimas em cativeiro e submetendo-as a agressões graves.
Durante as buscas, foram apreendidos celulares, drogas, equipamentos de choque, bastões e roupas idênticas às usadas nos crimes. Todos os detidos estão à disposição da Justiça, e o inquérito segue para o Ministério Público com todo o material probatório.
O nome da operação, Omertà, faz referência ao código de silêncio das organizações mafiosas italianas, simbolizando a clandestinidade e a violência do grupo.

20 de outubro de 2025