Publicado em: 13 de dezembro de 2025
Fenômeno natural fez as ondas próximas ao ponto turístico brilharem em tons azulados na noite de quinta-feira (12).
Um fenômeno natural raro e encantador iluminou o mar de Santa Catarina. Na noite de quinta-feira (12), as ondas próximas ao Farol de Santa Marta, em Laguna, brilharam com um intenso azul neon, criando um espetáculo visual que foi registrado por moradores e turistas.
Esse efeito, conhecido como bioluminescência, é causado por organismos marinhos microscópicos, como certas algas e plâncton. Eles possuem uma reação química em suas células que produz luz, principalmente quando são agitados pelo movimento das ondas ou pelo contato físico com a água.
A visibilidade do brilho depende de condições específicas. Ele é melhor observado à noite e em locais com pouca poluição luminosa, pois a luz artificial pode abafar o efeito. Apesar de ser considerado um evento especial no litoral catarinense, registros semelhantes já ocorreram em outras praias do estado.
Saiba mais:
A bioluminescência, embora impressionante, tem se tornado mais frequente em Santa Catarina. Especialistas apontam que o fenômeno é causado por microalgas da espécie Noctiluca scintillans e que sua ocorrência tem aumentado. Em julho de 2024, por exemplo, ondas fluorescentes foram registradas em praias de Imbituba e Balneário Camboriú. O brilho azulado é resultado de uma complexa reação bioquímica dentro desses organismos, que liberam energia luminosa quando perturbados.

29 de janeiro de 2025