Espetáculo natural: Águas do Rio Tubarão pintam o mar da Laguna parecendo uma pintura

Publicado em: 17 de agosto de 2025

Espetáculo natural: Águas do Rio Tubarão pintam o mar da Laguna parecendo uma pintura

Espetáculo natural: Águas do Rio Tubarão pintam o mar da Laguna parecendo uma pintura

Drone flagra momento raro onde Rio Tubarão encontra o oceano; cientista explica o fenômeno que rivaliza com a Amazônia.

Um contraste visual de tirar o fôlego transformou a paisagem de Laguna, no Sul de SC. O corretor Henrique Neves registrou, sem querer, o fenômeno do “encontro das águas”: as águas barrentas do Rio Tubarão desaguando sobre o azul cristalino do mar na Lagoa Santo Antônio dos Anjos. O vídeo, capturado por drone em 6 de agosto e compartilhado no perfil @roadtrip.sc, mostra uma divisão nítida entre os dois cursos d’água – um espetáculo natural que surpreendeu até o autor das imagens.

O efeito dramático, explica José Luiz Rocha Oliveira (engenheiro da Epagri/Ciram), resulta de uma alta concentração de sedimentos no rio após chuvas na região. “Águas com densidades diferentes demoram a se misturar”, detalha. A água doce, carregada de partículas, forma uma cortina marrom sobre a salgada, criando essa fronteira líquida impressionante – semelhante ao famoso encontro entre os Rios Negro e Solimões, na Amazônia.

O registro acidental revela como fenômenos naturais efêmeros podem transformar paisagens cotidianas. Neves, que administra uma página de turismo em SC, destacou a sorte de testemunhar o evento: “A imagem aérea dá a dimensão exata do contraste entre a água cristalina e a barrenta”. O vídeo viralizou como um alerta visual sobre a força e a beleza dos ciclos hidrológicos no litoral catarinense.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile