Publicado em: 24 de julho de 2024
Foto: ilustrativaA oscilação dos ventos ao redor da Antártida impactarão no clima brasileiro, especialmente no Centro-Sul do país. No final de julho e início de agosto deste ano, a MetSul Meteorologia prevê que o enfraquecimento desses ventos poderá influenciar as condições atmosféricas nas próximas duas a três semanas.
A Oscilação Antártica, que regula o padrão de circulação de ventos ao redor do Polo Sul, está atualmente em fase negativa. Isso significa que os ventos estão mais fracos e podem causar uma maior ondulação das correntes de jato nas altitudes onde voam os aviões comerciais. Essa mudança tende a deixar a atmosfera mais ativa nas latitudes médias da América do Sul, incluindo o Brasil.
Quando a Oscilação Antártica está negativa, há um aumento da formação de ciclones no Atlântico Sul e maior incidência de chuvas no Brasil. Além disso, há uma maior probabilidade de ingresso de massas de ar frio no Sul do país.
Esse fenômeno meteorológico é monitorado de perto pela comunidade científica devido ao seu potencial para afetar não apenas o Brasil, mas também outras regiões do Hemisfério Sul, como Austrália, África do Sul e Nova Zelândia.
Com informações de MetSul Meteorologia, via SCC 10