Setembro Verde: referência no país, Santa Catarina reforça importância da doação de órgãos
25 de setembro de 2024
Publicado em: 20 de outubro de 2024
Foto: Caroline SartoriUm ensaio fotográfico retratou a beleza de mulheres que passaram ou ainda estão passando por tratamento de câncer de mama no Hospital Unimed Criciúma (HUC). A ação, que marca o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença, foi realizada pela equipe multidisciplinar da instituição. O encontro ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 17, na sede da cooperativa.
Aproximadamente 15 mulheres foram convidadas para tomar um café e passar uma tarde reunidas. Inicialmente, muitas acharam que seria apenas mais um momento resumido em palestras e refeições. No entanto, foram surpreendidas com um convite especial para serem fotografadas. Algumas, a princípio, hesitaram em aceitar a ideia, seja por vergonha ou por não se sentirem arrumadas. Para resolver essa questão, o setor de Hotelaria disponibilizou uma maquiadora, que rapidamente as ajudou.
Produzidas e se sentindo empoderadas, todas participaram do ensaio fotográfico e ficaram maravilhadas ao ver o resultado das fotos. Vanilde Aparecida, que já havia terminado o tratamento, estava com a autoestima baixa e não se arrumava há aproximadamente um ano. Nesse dia, decidiu deixar o amor-próprio falar mais alto, se produziu e saiu do encontro sentindo-se ainda mais linda e valorizada.
“Fazia mais ou menos um ano que eu não usava maquiagem, mas quando me vi maquiada, resgatou algo em mim que eu não sentia há tempos. Me senti muito linda e diferente, nem parecia que era eu. É a primeira vez que participo de um café promovido pela Unimed. Sempre fui convidada, mas nunca quis vir. Gostei muito, pois foi algo diferente, um momento de descontração, onde pude ouvir histórias de outras mulheres que enfrentam o mesmo problema”, ressalta.
As fotos serão entregues às mulheres como um formato de ensaio fotográfico, para que possam guardar como recordação. As participantes também desfrutaram de um delicioso café, preparado pelas colaboradoras da Unimed, e levaram para casa uma lembrancinha: um vaso de flores com uma foto tirada na hora, no modelo Polaroid.
“O objetivo dessa ação, que foi alcançado com sucesso, era resgatar a autoestima das pacientes, que muitas vezes fica abalada durante o tratamento. Além de cuidar da saúde física dentro do hospital, a Unimed se preocupa em atender as pacientes também fora dele, promovendo o bem-estar psicológico. Essa ação foi realizada para lembrá-las da beleza e da força que possuem, ajudando a fortalecer sua confiança e autoestima durante esse momento”, enaltece o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
Ao final do encontro, as mulheres foram surpreendidas com um presente muito especial: cartas anônimas escritas pelos colaboradores do Grupo Unimed Criciúma, contendo mensagens de apoio e admiração. Vanilde ficou emocionada ao abrir o recado. “Essa carta parece que foi escrita para mim. Eu realmente precisava ler isso”, frisa.
A ação do Outubro Rosa, promovida pela Unimed Criciúma, reforçou a importância da autoestima e do apoio emocional durante o tratamento do câncer de mama, criando um espaço de acolhimento. Ao valorizar cada história e beleza única, a iniciativa reafirma que, juntas, as mulheres podem enfrentar desafios com força e resiliência, celebrando a vida em cada passo do caminho.
Texto: Caroline Sartori
25 de setembro de 2024