Publicado em: 21 de maio de 2024
Foto: Divulgação DSAs obras na Rodovia Municipal Pedro Rosa Lemos, conhecida como Estrada da Jabuticabeira, foram alvo de vídeos que começaram a circular nas redes sociais questionando o uso de materiais usados na construção de uma das pontes do local.
No vídeo, um homem questiona como está sendo utilizado material de segunda mão em uma obra onde há recursos para a construção de uma ponte nova: “Não estou querendo acreditar. Tiraram isso aqui de algum lugar e estão reaproveitando. Isso só pode ser brincadeira. Será que o dinheiro que veio não dava para fazer um parapeito novo?”
O jornal Diário do Sul procurou a prefeitura de Jaguaruna que por meio de nota oficial, esclareceu “sobre a situação atual das obras de construção de duas pontes de concreto, ligando os municípios de Tubarão e Jaguaruna via Ponte de Congonhas/Jabuticabeira”.
“Durante a fiscalização, constatou-se que a execução de um item da ponte estava sendo realizada em desacordo com o estabelecido no projeto e contrato. Especificamente, a empresa executora tinha reutilizado guarda-corpos de outras obras nas pontes em construção, quando o contrato estipula a instalação de novos guarda-corpos”, diz a nota.
Advertência
“Diante desta situação, a empresa responsável pela fiscalização da obra, NES Engenharia e Construções, emitiu uma advertência à empresa Setep Construções, determinando a remoção dos guarda-corpos reutilizados e a instalação de guarda-corpos novos, conforme especificado no contrato”, completa.
Remoção
Ainda segundo a nota, após a notificação, a empresa responsável pela execução realizou a remoção dos guarda-corpos na tarde de ontem e irá implementar novos de acordo com o projeto. “Vale destacar que o não cumprimento desta determinação resultará em futuras advertências”, conclui a prefeitura.
Via DS