Publicado em: 5 de setembro de 2025
Ventos podem atingir 100 km/h, com risco de destruição, corte de energia e queda brusca de temperatura que oferece perigo à saúde, segundo alertas do Inmet e da Defesa Civil.
Santa Catarina está sob alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (5). O estado se prepara para a chegada de um temporal severo, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h e um volume de chuvas que pode chegar a 100 milímetros em um único dia. Os órgãos de defesa civil alertam para os riscos concretos de alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Além da força da tempestade, os catarinenses devem se preparar para uma queda brusca nos termômetros. O Inmet emitiu alerta de perigo potencial para um declínio de 3°C a 5°C, um cenário que representa “leve risco à saúde” para a população. O frio mais intenso será sentido na Serra, com mínimas perto de 3°C, enquanto outras regiões registrarão temperaturas entre 7°C e 12°C ao amanhecer.
A expectativa é de que o tempo severo e o frio persistam durante o fim de semana, com uma trégua somente na próxima semana. A Defesa Civil estadual reforça a necessidade de cautela, especialmente no deslocamento, e recomenda que a população busque abrigo e se agasalhe adequadamente para se proteger dos riscos associados à baixa temperatura. A previsão é de que as máximas de domingo não passem dos 15°C na maior parte do estado.
27 de setembro de 2024