Publicado em: 28 de agosto de 2024
Fotos: Divulgação/Ascom SSP-ALSanta Catarina participa da 91ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Maceió (Alagoas). A abertura ocorreu nesta terça-feira (27), no Centro de Convenções do Maceió Mar Hotel. Durante dois dias, os secretários de Segurança Pública de todo o país e do Distrito Federal estarão reunidos com o objetivo de discutir políticas públicas para o combate à criminalidade e trocar experiências e práticas de sucesso entre as unidades da federação.
O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) designado, coronel Flávio Graff, participa do evento. Ele explica que a reunião do Consesp discute pautas de extremo interesse para a sociedade brasileira e que visam aprimorar os serviços prestados pelas forças de Segurança no intuito de combater cada dia mais a criminalidade. O secretário ressaltou os resultados alcançados pela segurança pública catarinense que colocam o Estado como destaque no Brasil.
“Santa Catarina sente-se muito orgulhosa porque aqui são ressaltados números que detectam a nossa segurança pública ser de fato um exemplo para o Brasil, sendo buscados vários exemplos daquilo que fazemos no sentido de se implantar em outras unidades federativas do País”, pontuou o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina.
Entre os temas a serem debatidos estão os indicadores de criminalidade; o combate à violência política de gênero nas eleições 2024; prevenção e combate à violência contra produtores rurais; o projeto de Lei Nº 2.234/2022, que trata sobre a regulamentação de cassinos e jogos de azar; e as possibilidades de novas captações de recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública.
Outro assunto tema das discussões dos gestores, segundo o presidente do Consesp e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, são o furto e a comercialização irregular de armamentos de calibre restrito.
O Consesp
Entre as missões do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) estão a de representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e também propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.
O Consesp também desenvolve grupos de trabalho com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.