Publicado em: 16 de maio de 2024
Em situação de epidemia para dengue desde o final de abril, Braço do Norte segue com aumento de casos da doença. Em cerca de 15 dias, o número de registros subiu de 124 para 378, até ontem. A informação foi repassada pela Gerência Regional de Saúde de Tubarão, que explicou que estes casos foram contraídos de forma autóctone, ou seja, no próprio município, todos confirmados por critério laboratorial.
“A taxa de incidência de Braço do Norte está em 1.108 casos por 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando o município atinge 300 casos por 100 mil habitantes. A situação está complicada”, ressalta a bióloga da Regional de Saúde, Sabrina Fernandes Cardoso.
“O Estado tem realizado aplicações de inseticida a ultra baixo volume (fumacê) no município com o intuito de eliminar as fêmeas do mosquito vetor, o Aedes aegypti, infectadas pelo vírus”, explica.
Sazonal
A boa notícia é que, segundo Sabrina, já começa a ser observada a diminuição dos casos na região. “O ápice dos casos de dengue é do meio para o final de abril. Estamos no final do período sazonal, que se dá com a diminuição das temperaturas. Porém, os casos não acabam, apenas diminuem, visto que estamos vivenciando muitas alterações climáticas. A prevenção não pode parar”, alerta Sabrina.
Via Diário do Sul