Publicado em: 25 de outubro de 2024
Foto: Ascom/TSEDentro do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a área de estatísticas eleitorais tem números para todos os gostos: milhões, milhares, centenas, dezenas e unidades. Tem número par, número ímpar, número primo, quadrados perfeitos, cubos perfeitos, números inteiros e decimais e até uma classe muito especial: os números palíndromos, também chamados de capicuas.
Palíndromo é uma palavra, frase ou número que não se altera quando lido tanto da esquerda para a direita quando da direita para a esquerda. Entre os exemplos mais conhecidos está a frase “Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”, além de outras, como “Anotaram a data da maratona” e “Roma é amor”.
Números com essa característica são chamados de “números palíndromos” ou “capicua”. Os exemplos são infinitos: 1.221, 45.754, 14.285.758.241.
Nas estatísticas da eleição deste ano em Santa Catarina, três dos 295 municípios tiveram um número de votantes que formou uma capicua:
Quando considerado o número de eleitores aptos a votar por cidade, cinco apresentam também um palíndromo ou capicua:
O mesmo acontece na lista de votos válidos para prefeito de cada localidade. Em quatro municípios catarinenses o número de votos nominais na eleição majoritária teve essa característica especial:
Suprema coincidência, Florianópolis quase fez parte desta última lista no TSE. Na capital catarinense, o número de votos válidos foi de 276.673. Um voto válido a menos e Floripa teria outro palíndromo para chamar de seu entre os números eleitorais.
Via ND+