Publicado em: 15 de fevereiro de 2026
Foliões devem ficar atentos à instabilidade, com possibilidade de alagamentos e ventania entre a tarde e a noite
O domingo de Carnaval em Santa Catarina será marcado por tempo instável em todas as regiões. De acordo com a Defesa Civil, a atuação de uma área de baixa pressão entre os baixos e médios níveis da atmosfera, combinada ao ar quente e úmido, cria as condições perfeitas para a ocorrência de temporais com chuva pontualmente intensa e rajadas de vento, especialmente entre a tarde e a noite .
Durante a madrugada e manhã, a chuva persiste em trechos do Litoral, vindo do dia anterior, mas é no período da tarde que as instabilidades ganham força em todo o estado. O órgão alerta que o risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos varia de moderado a pontualmente muito alto, exigindo atenção redobrada de moradores e turistas .
Apesar do tempo fechado, o calor não dá trégua. As temperaturas máximas devem variar entre 30°C e 34°C no Oeste, e ficam entre 27°C e 31°C no Litoral catarinense. Para ocorrências típicas de temporal, como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, o risco é considerado baixo a moderado .
Saiba mais:
O alerta para o Carnaval catarinense vem sendo intensificado desde a última sexta-feira (13), quando a Defesa Civil elevou o status para vermelho em diversas regiões, incluindo a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, com previsão de acumulados que poderiam chegar a 150 mm em curto período . Esse cenário é resultado de um sistema de baixa pressão que se organizou sobre o oceano, combinado ao transporte de calor e umidade do norte do país, característico de verão . O órgão estadual recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, além de evitar atravessar ruas alagadas e buscar abrigo seguro durante os temporais .