Publicado em: 14 de janeiro de 2026
Imagem ilustrativaPor volta das 11h20 desta quarta-feira (14), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de maus-tratos contra animal na Estrada Geral da Rocinha, em Lauro Müller.
No local, a guarnição entrou em contato com uma testemunha que presenciou a situação, mas optou por não se identificar formalmente por temer pela própria segurança. Conforme o relato, a pessoa trafegava pela via pública quando avistou dois homens agredindo um cavalo que estava amarrado por uma corda.
Segundo as informações repassadas à polícia, um dos suspeitos utilizava um pedaço de madeira para golpear o animal, enquanto o outro fazia uso de um objeto semelhante a um rastelo, geralmente empregado na limpeza de grama. A violência das agressões foi tão intensa que um dos objetos chegou a se quebrar durante o ataque.
Diante dos fatos, a Polícia Militar realizou o registro da ocorrência e adotou todos os procedimentos legais cabíveis, dando continuidade às providências administrativas e policiais necessárias.
Ainda conforme a PM, há registro em vídeo das agressões, que foi anexado ao boletim de ocorrência e ficará à disposição das autoridades competentes para auxiliar na apuração do caso.
A conduta relatada pode configurar, em tese, o crime de maus-tratos contra animal, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais, que considera crime praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.