Deputados pedem intervenção no União Brasil para impedir aliança com o PSDB em Floripa

Publicado em: 17 de julho de 2024

Deputados pedem intervenção no União Brasil para impedir aliança com o PSDB em Floripa
Foto: Leo Munhoz/ND

A intervenção no União Brasil de Florianópolis deve ser decidido pela direção nacional da legenda. Os três deputados estaduais e os quatro vereadores do partido na Capital entraram em campo para tentar reverter a decisão da executiva municipal, controlada politicamente pelo ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil), que aprovou o rompimento da aliança com o prefeito Topázio Neto (PSD).

Após duas reuniões – uma presencial, à tarde, na Assembleia Legislativa; outra remota, à noite -, o presidente estadual e deputado federal Fábio Schiochet decidiu encaminhar o pedido de intervenção no União Brasil de Florianópolis para o presidente nacional da legenda, Antonio Rueda.

As reuniões terminaram sem acordo. Gean Loureiro garante a manutenção da convenção do União Brasil de Florianópolis, quando pretende confirmar o apoio do partido à pré-candidatura do ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSDB), com a ex-secretária municipal Maria Claudia Goulart (União Brasil) como vice na chapa.

Intervenção no União Brasil tem apoio dos vereadores do partido
Por sua vez, o grupo ligado ao prefeito Topázio Neto mostra confiança em conseguir uma decisão junto à executiva nacional ainda esta semana. Além do apoio dos três deputados estaduais do União Brasil (Jair Miotto, Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães), o grupo também conseguiu a assinatura dos quatro vereadores da legenda em que manifestam o desejo de “manter o apoio do partido à reeleição do prefeito Topázio Neto”. Assinaram o documento Dalmo Meneses, Dinho, Josimar Mamá e Noemi Leal.

Na carta, os vereadores citam reunião realizada em 19 de fevereiro na casa de Gean Loureiro, quando as principais lideranças do União Brasil anunciaram apoio à pré-candidatura de Topázio Neto. A relação entre o ex e o atual prefeito se desgastaria nos meses seguintes, até desembocar decisão de Gean Loureiro de romper a relação política alegando descontinuidade de programas da administração municipal.

 

Via ND+

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!