Curso gratuito de Cuidador de Idosos é ofertado em Criciúma

Publicado em: 31 de maio de 2024

Curso gratuito de Cuidador de Idosos é ofertado em Criciúma
Fotos: Divulgação Unesc

O Brasil já soma mais de 30 milhões de idosos. A estimativa do IBGE é que até 2070, a quantidade de pessoas acima dos 60 anos represente 35% da população do país. Com o aumento da longevidade há também a necessidade de mais pessoas aptas a cuidar dos idosos. Por isso, a Credisol e a Unesc lançaram um curso livre gratuito de Cuidador de Idosos.

As aulas são presenciais e já começaram, mas uma segunda turma está com inscrições abertas. Ao todo, serão 10 encontros que ocorrerão sempre aos sábados pela manhã, inclusive com aulas práticas. As matrículas podem ser feitas por meio deste link e o único pré-requisito é que o participante seja alfabetizado.

“Dentro do nosso foco em responsabilidade social, sempre procuramos ações e iniciativas que tragam benefícios à comunidade. A população idosa precisa muito de auxílio. É uma demanda nova e por isso necessitávamos de um parceiro qualificado como a Unesc, que tenha essa expertise para ensinar com segurança e qualidade”, destaca Luiz José Damázio, presidente da Credisol.

A expectativa é que 90 pessoas participem das duas edições do curso. “Fomos procurados pela Credisol para fazer esta parceria. Eles estão custeando as despesas e nós atuamos no ensino. São aulas de noções básicas como a importância da administração correta de medicamentos, alimentação adequada e noções de higiene. O participante vai aprender, por exemplo, como dar um banho na cama”, explica Mágada Tessmann, Coordenadora da Pós-Graduação e Unesc Level.

As aulas para a próxima turma terão início no dia 06 de julho. Outras dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (48) 3431-2626. Ao término, os alunos que concluírem o curso sairão com as seguintes competências:

Conhecer principais doenças que acompanham o envelhecimento

Saber realizar as principais medidas de segurança no cuidado com idosos

Compreender a seriedade da administração de medicamentos básicos utilizados por idosos

Saber realizar noções básicas de higiene (banho de leito e de aspersão)

Saber alimentar o idoso

Saber transportar o idoso da cama para cadeira

Acompanhar atividades físicas com os idosos

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!