Crise do metanol: PF e MAPA deflagram operação nacional e fiscalizam fábricas em SC

Publicado em: 3 de outubro de 2025

Crise do metanol: PF e MAPA deflagram operação nacional e fiscalizam fábricas em SC

Com 59 casos suspeitos e oito mortes under investigation no país, ação busca conter adulteração de bebidas alcoólicas com substância tóxica que já provocou cegueira e óbitos.

Em resposta ao surto de intoxicações por metanol no país, a Polícia Federal e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) deflagraram uma operação nacional nesta sexta-feira (3) para fiscalizar indústrias de bebidas. Em Santa Catarina, as cidades de Chapecó e Joinville foram alvo das ações, que também ocorreram em Campinas (SP) e Poços de Caldas (MG). O objetivo é coletar amostras para análise químico-sanitária e verificar a conformidade dos insumos, a presença de substâncias proibidas e a rastreabilidade dos lotes .

A operação ocorre em um contexto de emergência de saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registra 59 casos suspeitos de intoxicação, com 11 confirmações por metanol e oito mortes under investigation – uma confirmada em São Paulo e outras sete em apuração . As vítimas ingeriram bebidas como gin, uísque e vodca adulteradas, consumidas em bares e situações sociais comuns, um padrão inédito e diverso dos registros anteriores, majoritariamente associados a contextos de extrema vulnerabilidade .

Os sintomas da intoxicação por metanol – uma substância altamente tóxica usada industrialmente – são graves e podem ser fatais. Eles incluem visão turva ou perda total da visão, dor abdominal, náuseas, vômitos, dor de cabeça e convulsões, evoluindo rapidamente para coma e falência múltipla de órgãos . Diante de qualquer suspeita, é crucial buscar atendimento médico de emergência imediato. A população pode contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa no 0800 722 6001.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile