Crise do arroz deve persistir e só amenizar no fim de 2026, prevê sindicato

Publicado em: 5 de janeiro de 2026

Crise do arroz deve persistir e só amenizar no fim de 2026, prevê sindicato

Sindicato de Santa Catarina projeta ano difícil para produtores e indústrias, com alta oferta e preços baixos; melhora só é esperada para o último trimestre.

A cadeia produtiva do arroz deve continuar enfrentando dificuldades ao longo de 2026, segundo o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC). A entidade avalia que o excesso de oferta de grãos e a consequente queda acentuada nos preços observados em 2025 seguirão pressionando o setor, exigindo resiliência de produtores e indústrias.

A expectativa de melhora somente no último trimestre está ligada à previsão de menor plantio na safra 2026/27. Devido à descapitalização, muitos agricultores não terão recursos para investir, o que deve reduzir a área cultivada e, assim, reequilibrar a oferta, permitindo uma lenta valorização do produto. Enquanto isso, a safra atual em SC segue com desenvolvimento agronômico estável, apesar dos custos elevados.

O sindicato mantém articulação com o poder público em busca de alternativas para a crise e planeja intensificar em 2026 ações de valorização do arroz, reforçando seu papel na segurança alimentar. A entidade também focará em pautas para fortalecer a competitividade e incentivar as exportações do setor.

Saiba mais:
A crise de preços do arroz tem raízes na safra recorde de 2024/25 no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional. Conjunturas climáticas favoráveis resultaram em uma colheita excepcional, superando 7,5 milhões de toneladas apenas no estado gaúcho e inundando o mercado interno com estoques elevados. Este cenário de superoferta, somado a fatores logísticos e de custos, criou uma pressão baixista nos preços que se estende até a atual safra, configurando um dos períodos mais desafiadores para a orizicultura nos últimos anos.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile