Publicado em: 23 de maio de 2025
A ex-sogra e a atual companheira do ex-companheiro de Jéssica Elias da Rosa foram condenadas por envolvimento no sequestro, assassinato e ocultação do corpo da jovem de 23 anos, em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina. O julgamento foi realizado na última quinta-feira (22), durou cerca de 19 horas e resultou na condenação das duas mulheres a penas de prisão em regime fechado.
Márcia, ex-sogra da vítima, foi sentenciada a 29 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão. Já Erica, atual companheira do ex de Jéssica, recebeu pena de 25 anos e 8 meses. Ambas já estavam presas preventivamente e não poderão recorrer da sentença em liberdade. O processo tramita em segredo de Justiça.
As condenações foram pelos crimes de:
O crime
Jéssica desapareceu na madrugada de 21 de janeiro de 2023, no dia do aniversário do filho, após sair de casa em Braço do Norte. Segundo o Ministério Público, as rés criaram um perfil falso em rede social, se passando pelo companheiro da ex-sogra da vítima, para atrair Jéssica a um encontro. Elas alegaram que tinham uma carta do ex-companheiro dela, que estava preso.
Ao se dirigir ao local combinado, Jéssica percebeu a presença das duas mulheres e tentou se afastar, mas foi perseguida e teve a bicicleta interceptada por um carro conduzido pelas rés. Ela foi então forçada a entrar no veículo.
A vítima foi mantida em cárcere privado, torturada por dois dias e posteriormente assassinada. Para dificultar as investigações, o corpo foi inicialmente enterrado e, dias depois, desenterrado e transferido para uma área de mata fechada, onde foi novamente enterrado com cal. O local só foi descoberto dois meses após o desaparecimento.
Outros envolvidos
Dois homens já haviam sido condenados anteriormente pelo envolvimento no crime: o companheiro e o filho da ex-sogra de Jéssica. O julgamento deles ocorreu em 18 de outubro de 2024.