Publicado em: 17 de março de 2025
Foto: Luís Carvalho/Câmara de VereadoresO vereador Ademir Honorato (PL) apresentará um requerimento na sessão desta segunda-feira, 17, propondo a criação de uma Frente Parlamentar voltada para a recuperação da ACP do Carvão. O objetivo principal dessa iniciativa é aprofundar o entendimento sobre todos os aspectos ligados à exploração e uso do carvão no Sul de Santa Catarina.
O requerimento ressalta a necessidade de buscar soluções para a recuperação de áreas degradadas, com ênfase na sustentabilidade e no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. A Frente Parlamentar se propõe a ser um espaço de diálogo e elaboração de políticas públicas que incentivem a recuperação da ACP do Carvão, levando em consideração os impactos locais e regionais decorrentes da exploração desse recurso.
“Em janeiro, quando comecei a mobilizar uma audiência pública para discutir sobre o Rio Sangão, surgiu também a demanda da ACP do Carvão. Tive uma reunião com o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Dermeval Ribeiro Vianna Filho, que me forneceu diversas informações sobre a recuperação ambiental. Contudo, precisamos avançar em projetos, e sabemos que isso pode demorar. Por isso, propomos a criação da Frente Parlamentar para apoiar o governo municipal nesse processo”, explica o vereador.
Honorato ainda destaca que estará visitando outras Câmaras Municipais para criar também uma Frente Parlamentar Intermunicipal. “O objetivo é que toda a região se mobilize e possamos desenvolver projetos juntos”, explica.
Sobre a audiência pública
Uma audiência pública ocorrerá na próxima quarta-feira, 19, às 19 horas, no salão paroquial do bairro Verdinho, em Criciúma. O evento reunirá representantes dos municípios de Criciúma, Forquilhinha e Maracajá, abordando a pauta comum de busca por soluções integradas para o desassoreamento do Rio Sangão.
Com informações do Portal Engeplus