Contação de história serve como introdução ao Museu ao Ar Livre

Publicado em: 6 de dezembro de 2024

Contação de história serve como introdução ao Museu ao Ar Livre
Os estudantes das escolas que frequentemente visitam o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) estão sendo recebidos de forma diferenciada nos meses de novembro e dezembro. Um exemplo é a recepção dos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Antônio Knabben, de Gravatal, com uma contação de história que apresenta os principais acontecimentos e personagens que marcaram a origem do município e do Museu.
A iniciativa é fruto de um projeto aprovado em edital municipal com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Além das apresentações realizadas no Museu, o projeto também promove atividades em diferentes locais de Orleans, atendendo crianças e idosos. “O projeto surgiu da necessidade de contar a história do Museu e do município de Orleans de forma mais lúdica, trazendo informações e elementos que, muitas vezes, são desconhecidos pela própria população, percorrendo os principais fatos históricos até a fundação do Museu ao Ar Livre”, explica a coordenadora do projeto e diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.
Com um avental ilustrado com os principais personagens da história, a narrativa aborda os indígenas Xokleng, o dote de casamento da Princesa Isabel, a Colônia Grão-Pará, a criação do município, o Padre João Leonir Dall’Alba e o Museu ao Ar Livre. Além da contação de história, são distribuídas gratuitamente cartilhas informativas sobre a história do município aos participantes das apresentações.
O projeto e o cronograma
O projeto “Histórias de Orleans” foi aprovado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Museu ao Ar Livre e do Unibave, por meio do Edital de Chamamento Público n° 01/2024 de Orleans, vinculado ao Termo de Execução Cultural com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Lei nº 14.399/2022.
As apresentações já foram realizadas para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Bairro João Paulo II, e para os alunos da Escola de Educação Básica José Antunes Matos, na comunidade de Pindotiba. Nesta quinta-feira, as apresentações ocorreram na Escola de Educação Básica Oratório, na comunidade de Oratório; e nesta sexta-feira (06/12), será a vez do Grupo de Caminhada de Idosos do Bairro Samuel Sandrini e dos alunos da Escola de Educação Básica Martha Cláudio Machado, na comunidade de Brusque do Sul.
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!