Publicado em: 3 de dezembro de 2025
Um acidente grave foi registrado na noite desta terça-feira (3) na SC-445, no bairro Vila Nova, em Içara. A colisão frontal envolveu um Volkswagen Gol, que rebocava uma carretinha, e um Peugeot 208.
O condutor do Gol não se feriu. No entanto, a motorista do Peugeot ficou presa às ferragens do veículo, em situação classificada pelos bombeiros como encarceramento mecânico.
Para realizar o resgate com segurança, os bombeiros precisaram fazer a abertura da porta lateral do carro. Após ser liberada, a vítima recebeu atendimento do SAMU, que já estava no local, e foi transportada para um hospital.
Saiba mais:
O “encarceramento mecânico”, termo técnico usado pelos bombeiros, é uma situação crítica onde vítimas ficam aprisionadas pelos destroços de veículos após acidentes. De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, colisões frontais estão entre as que mais causam esse tipo de ocorrência, frequentemente exigindo técnicas complexas de resgate com equipamentos hidráulicos. A rapidez e a precisão no atendimento são determinantes para reduzir sequelas e salvar vidas, destacando a importância do trabalho integrado entre bombeiros e serviços de emergência médica.