Publicado em: 3 de maio de 2024
Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de ConcórdiaSegundo o Relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), na manhã desta sexta-feira, 3, o estado tem uma morte confirmada, em Ipira, em decorrência das fortes chuvas. Há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. Os municípios de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul decretaram situação de emergência e até o momento, 33 municípios registraram ocorrências. Equipes do Governo do Estado seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.
Nos últimos dias, o estado de Santa Catarina tem sido atingido por fortes chuvas, causando preocupações e transtornos para a população. As precipitações intensas têm provocado inundações, deslizamentos de terra e dentre outros riscos associados, como alagamentos e enxurradas.
Várias regiões do estado foram afetadas, com registros de ruas alagadas, casas danificadas, desabrigados e desalojados. Estruturas e órgãos do governo estadual estão trabalhando de forma integrada para garantir a segurança da população e prestar assistência onde necessário.
Conforme informações das 20 coordenadorias regionais de Proteção e Defesa Civil, os municípios com ocorrências são:
Regional de Caçador, dois municípios registraram ocorrências (Caçador e Ibiam);
Regional de Criciúma (Orleans, Içara, Criciúma, Urussanga, Balneário Rincão);
Regional Araranguá (Praia Grande, São João do Sul, Araranguá);
Regional de Lages (São Joaquim, Urupema, Painel);
Regional Curitibanos (Vargem);
Regional Joaçaba ( Capinzal, Lacerdópolis, Ouro);
Regional Concórdia (Alto Bela Vista, Arabutã, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Ipira, Concórdia, Itá);
Regional Chapecó (Águas de Chapecó, São Carlos);
Regional Xanxerê (Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão);
Regional Maravilha (Palmitos);
Regional São Miguel do Oeste (Itapiranga, Mondaí).
Não foram solicitados itens de assistência humanitária até o momento.
Vale ressaltar que o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), durante as fortes chuvas, está operando em nível amarelo, MONITORAMENTO INTENSIFICADO para acompanhamento do cenário meteorológico e atendimentos.