“Carvão Amigo”: Setor Carbonífero leva apoio à Judecri

Publicado em: 12 de dezembro de 2024

“Carvão Amigo”: Setor Carbonífero leva apoio à Judecri
Foto: Divulgação Siecesc

A Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma (Judecri) é a nova instituição que irá participar do projeto “Carvão Amigo”. Desta forma, a partir do próximo ano, a instituição irá receber apoio do Setor Carbonífero, através do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+).

“Esse apoio é de suma importância para nós. Além da questão financeira para ajudar na manutenção da própria entidade, ainda tem a questão de aliar o nome da Judecri a uma entidade de respeito ligada ao carvão que foi o berço da nossa cidade. Então é muito importante esse auxílio no sentido, também, de promover a nossa entidade”, comenta o treinador de atletismo da Judecri, Claudio Pacheco.

Há 43 anos, a Judecri realiza um grande trabalho social. A entidade nasceu com o objetivo de transformar a vida das pessoas com deficiência. A Associação atua na luta por melhores condições de acessibilidade na cidade, na busca por políticas públicas que auxiliem as pessoas com deficiência como na questão da doação de próteses, muletas, entre outros. Além disso, a instituição atua na área esportiva incentivando diversas modalidades paralímpicas.

“Acreditamos que o esporte é uma ferramenta de autoconvencimento das pessoas com deficiência enquanto sujeitos de capacidade e com possibilidades. Através do esporte conseguimos demonstrar para essas pessoas, que às vezes estão desacreditadas por todos e por si próprio, que elas têm capacidade, e acabam levando isso para todas as áreas da vida”, comenta Claudio.

Para o diretor executivo do Siecesc-Carvão+, Cel. Márcio José Cabral, o trabalho desenvolvido pela Judecri é de suma importância para Criciúma e toda região. “O Setor Carbonífero está presente na vida das pessoas muito mais do que pela parte econômica, mas na área social levando auxílio a instituições que realizam grandes trabalhos como a Judecri. Por isso decidimos apoiar essa instituição”, destaca Cabral.

O Projeto “Carvão Amigo” do Siecesc-Carvão+ leva auxílio à 12 entidades filantrópicas do Sul catarinense. No esporte, o Setor Carbonífero apoia a LARM e é apoiador Master do Projeto Tigrinhos do Criciúma Esporte Clube. Além disso, leva apoio a projetos na educação como o Proerd da Polícia Militar, o Pelotão Esperança do 28ºGAC de Criciúma, o projeto Golfinhos do Corpo de Bombeiros e Protetores Ambientais desenvolvido pelo 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental- Maracajá.

Colaboração: Comunicação Siecesc

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!