Carbonífera Catarinense lança programa de saúde e bem-estar para colaboradores

Publicado em: 31 de março de 2025

Carbonífera Catarinense lança programa de saúde e bem-estar para colaboradores
Foto: Divulgação CCL

A Carbonífera Catarinense deu início, em março, ao Ativamente CCL, um programa voltado à promoção da saúde e do bem-estar de seus colaboradores. Com duração de oito semanas, a iniciativa incentiva a prática de atividades físicas e busca estimular um estilo de vida mais equilibrado entre os funcionários da empresa.

Como funciona o Ativamente CCL

Os participantes se organizam em equipes e registram suas atividades físicas – como caminhada, corrida, musculação, natação e ciclismo – pelo aplicativo Strava. Mais do que uma competição saudável, o projeto tem como objetivo principal incentivar o cuidado com a saúde física e mental.

A metodologia inclui frequência mínima semanal, desafios com pontuação individual e em grupo e premiações simbólicas para os participantes. Além disso, o programa antecipa diretrizes da NR-1 (Norma Regulamentadora 1), que entrará em vigor em maio de 2025 e estabelece que empresas devem implementar ações de promoção à saúde mental no ambiente de trabalho.

Impacto na vida dos participantes

Os benefícios do projeto já podem ser percebidos no dia a dia dos colaboradores. Vitor Caniato, um dos participantes, destaca a transformação positiva em sua rotina:

“O projeto mudou minha rotina. O que pensei que seria exaustivo acabou me trazendo mais energia no dia a dia. Me ajudou, inclusive, a parar de fumar — isso foi um divisor de águas na minha vida. É muito legal encontrar colegas da Carbonífera caminhando e pedalando pelos bairros de Lauro Müller. É uma demonstração clara de que a empresa se preocupa genuinamente com o bem-estar de todos”, contou Carniato.

Parcerias e expectativas

O Ativamente CCL conta com o apoio de empresas locais, como Metalúrgica Spillere, Iray Rolamentos, Construtora Proinelli, Iron Metais, Suplementar Atacadista, Aline Marques Confecções e da própria Carbonífera Catarinense.

A expectativa é que, até o encerramento do programa, no dia 27 de abril, os participantes colham benefícios como melhora na saúde física, mental e emocional, além de maior integração e engajamento no ambiente de trabalho. A empresa considera a iniciativa um modelo inspirador que pode ser replicado em outras organizações.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile