Publicado em: 24 de junho de 2024
A Carbonífera Catarinense, uma das principais empresas do setor de mineração no Sul do Brasil, celebra neste ano seu 25º aniversário. Fundada em 1999, a empresa tem se destacado não apenas pela extração de carvão mineral, mas também pelo compromisso com o meio-ambiente e pelo impacto positivo na comunidade local.
A Catarinense iniciou suas operações com a exploração de carvão na unidade Mina Bonito, em Guatá de Baixo. Com o passar dos anos, expandiu suas atividades para a Mina G, em Rocinha Alta. Atualmente, a mineradora conta com mais de 700 funcionários diretos, mais de 5 mil indiretos, 68 prestadores de serviço e 470 aposentados.
Desde sua fundação, a carbonífera tem investido fortemente em tecnologias que minimizem o impacto ambiental de suas operações. A Carbonífera Catarinense é a primeira mineradora do país a obter a certificação ISO 14001, a qual mantém desde 2005, ao estabelecer diretrizes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Em 2021, a empresa conquistou o selo de Signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao criar uma plataforma de aprendizagem para o desenvolvimento da equipe, que já soma mais de 21 mil horas de treinamentos anuais. Em 2023, foi certificada com a ISO 45001, que se refere a uma série de requisitos que uma empresa precisa possuir para implementar o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.
A empresa tem sido um motor de desenvolvimento econômico no município de Lauro Müller, gerando emprego e renda para centenas de famílias. Além disso, a mineradora mantém programas de responsabilidade social que incluem o Coral Anjos Mineiros, e a Associação Beneficente Anjos Mineiros, que reúne voluntárias para a confecção de enxovais para recém-nascidos.
Para marcar os 25 anos de atuação da Carbonífera Catarinense em Lauro Müller um momento de devoção e agradecimento foi celebrado com toda a comunidade. Uma missa em Ação de Graças foi celebrada pelo Padre Antônio Vander, na Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, no último sábado (22).
Conforme a empresária Astrid Barato, administradora da Carbonífera Catarinense, a intenção da diretoria da empresa com a realização da missa, foi celebrar junto à comunidade, colaboradores e familiares os anos de sucesso, além de rogar bênçãos para ainda mais realizações.
“Foi um momento de gratidão profunda pela saúde e bem-estar de todos. Agradecemos especialmente à nossa padroeira dos mineiros, Santa Bárbara. A fé, que sempre nos guiou, continua a ser nossa força e inspiração. Celebrar 25 anos da nossa história é mais do que um sonho realizado; é um sonho que começou em família e se transformou no sonho de milhares”, comentou Astrid.